Por Vinicius Takacs
Mark Duggan, 29 anos. Morto por policiais da Scotland Yard na última quinta feira em Tottenham, norte de Londres, durante uma abordagem da unidade policial que investiga crimes com armas de fogo.
No sábado posterior ao acontecimento, começaram a eclodir revoltas populares, se espalhando rapidamente por toda capital britânica, e posteriormente até mesmo em outras cidades.
Grupos de jovens ateam fogo a lojas, carros, saqueiam lojas levando roupas, equipamentos eletrônicos e bebidas e entram em confronto direto com a polícia, que por sua vez, responde aumentando o efetivo policial nas ruas.
As autoridades David Cameron (premiê) e Boris Johnson (prefeito de Londres), interromperam suas férias para tentarem encontrar uma solução para os conflitos, e categorizaram tais acontecimentos como repugnantes.
Parte dos opositores acusam o governo britânico de cortar benefícios e programas sociais das comunidades carentes, o que estaria agravando a situação.
Perante tais fatos, pensemos. Dentro de um Estado moderno ou pós moderno, qual o papel da polícia dentro da sociedade? Não é o de nos prevenir contra nós mesmos? Lembremos do Estado de Natureza de Hobbes, que demonstra que nos unimos para nos protegermos. Pois bem, se abdicamos de nosso poder pessoal para o bem comunitário, em prol do Todo, por qual razão nos rebelamos contra tal acordo?
É engraçado como a maioria das pessoas agem ao presenciarem ataques como os acontecidos ainda há pouco na Noruega ou até mesmo no último massacre na escola fluminense, que deixou nossa nação em choque, e culpamos esses detentores legítimos da força por não nos terem protegido. Ressalto, nos protegido de nós mesmos.
Então, um grupo qualquer de pessoas revoltadas com sabe-se lá com o que aproveita uma situação como essa e cria cenas como as que podemos ver nos telejornais. Como pode um grupo que saqueia, destroe e não está disposto ao diálogo requerer qualquer tipo de benfeitoria? Destroem aquilo que outros lutaram para conseguir e ainda assim se julgam corretos?
Pensemos a respeito, pois esse não é um comportamento exclusivo da sociedade britânica, apenas nos acostumamos a olhar os outros mais do que a nós mesmos.
Diga o que pensa a respeito. O campo de comentários é seu!
Faça-se o Caos!
Esses rioters precisam de uma boa dose de democracia fardada. É inaceitável o que ocorre e mais inaceitável ainda é ver gente defendendo que saqueia, incendia e assassina.
ResponderExcluirO fato disso ter acontecido lá me leva a pensar, como existe pessoas que não pensam no próximo e como estamos em constatem perigo contra nós mesmos assim como o fato ocorrido aqui em uma escola carioca.
ResponderExcluir