quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Mais uma queda. Sua culpa.

Por Vinicius Takacs

1997998-8509-rec

Os rebeldes líbios já controlam 95% do país, de acordo com esta notícia.

Pode-se ver e até mesmo sentir a revolta irradiada por essas pessoas ao assisti-las destruindo imagens de Kadhafi e tomando seus locais de poder. Veja este vídeo.

"Quem governa a Líbia é quem controla Bab al-Aziziya, e isso é o que importa", disse o coronel Abdallah Abu Afra, em uma referência à fortaleza de Kadhafi em Trípoli, tomada pelos rebeldes na véspera.

Imagem do mapa

O ex-ditador (sim, já o enxergo como ex), por sua vez, permanece escondido e diz que continuará sua luta até voltar ao poder ou morrer tentando. Importante ressaltar que forças leais a Kadhafi permanecem executando ações contra a capital, mesmo com a tomada dos rebeldes.

Forças da OTAN buscam por Kadhafi e permanecem apoiando o Conselho Nacional de Trasição e seus rebeldes. Interessante notar esse novo papel da OTAN, fugindo de seu princípio primário, até mesmo para que não entre em extinção.

Mesmo negando por hora a implantação de bases entrangeiras no país, creio que um novo governo não tardará em aceitar tal proposta, aumentando ainda mais a influência estrangeira no local.

Influência essa que creio ser um dos motivos para as quedas de poder que o mundo árabe vem mostrando ao mundo. Nós, ocidentais, sempre pregamos nosso estilo de vida como o melhor, mais correto. Mesmo acreditando ser um processo natural em toda civilização, é interessante notar como todos fazemos parte deste sistema, como também somos co-responsáveis pelos últimos acontecimentos.

Esperemos que este período de transição seja o menos violento possível, e que a disputa pelo poder em aberto seja de certa forma baseada realmente em novos princípios, novos horizontes.

Não deixe de comentar sua visão sobre o caso!

Faça-se o Caos!

Um comentário:

  1. Talvez, por enquanto, não haja novos princípios ou novos horizontes, enquanto houver interesse pelo ouro negro, da Líbia.

    Leandro

    ResponderExcluir