Por Vinicius Takacs
Os chamados piratas somalis muito frequentemente chamam a atenção da mídia em suas ações, em especial a mídia americana e europeia.
Este documentário, passado para mim por dica de Thalita Pimenta, nos mostra outro ponto de vista, nos levando a perguntar quem são os verdadeiros piratas.
Infelizmente, por incompatibilidade de sistemas, não consegui publicar o vídeo diretamente aqui no Caos, mas o link para o original está logo abaixo:
¡Piratas! - 8 Translation(s) | dotSUB
Não deixem de expressar suas opiniões aqui nos comentários!
A Somalia apesar de sua reserva de petróleo e ficar em uma região estratégica para o trasporte de petróleo é um país debilitado em muitos sentidos. O país passou por um ditador e atualmente enfrenta uma guerra civil entre diversas facções é considerado o país mais perigoso do mundo. Resultante disso a falta de segurança de suas fronteiras e de fiscalização vem fazendo com que a população procure a justiça com as próprias mãos. Pescadores locais saem todos os dias ao mar e são chamados de piratas pela mídia mundial, mas esses “piratas” são pessoas desesperadas que buscam segurança para o seu povo e comida. Os barcos que são atacados e saqueados pelos Somalis são barcos de todas as nacionalidades que passam pela região praticando pesca illegal, não declarada e não regulada acabando com o ecosistema local e ainda há barcos que jogam lixo toxico na região. O governo Somali foi por muitos anos comandado por um ditador (tomou o país através de um golpe de Estado e teve o apoio incondicional dos EUA) que estava mais interessado em fechar acordos comerciais do que proporcionar a população recursos. A maioria dos somalis não tem acesso a escola, passam fome por causa da secas e das pescas ilegais. Hoje não há governo, consequentemente não existe controle de capital e a população que vive em uma guerra civil. O alto indice de mortalidade e doenças além da secas esta ligado ao lixo tóxico despejado no mar por barcos desconhecidos que depois de 14 anos com o tsunami foram arrastados para as margens de suas praias e se romperam (uranio, metais pesados como cadmio, mercurio e ainda lixo nuclear). A ONU e outros organismos internacionais quando acionados não fizeram nada para ajudar a população dessa região mas ajudou a França e a Espanha a montar a operação Atlanta contra os “piratas“. Porque a mídia internacional não divulga que as grandes potências estão roubando da Somalia mas de 500.000 ton de atum por ano, que estão ajudando a empobrecer umas das regiões mais miseráveis do mundo, que as frotas pesqueiras das grandes potencias em principal as da UE roubam a principal fonte de proteína da população e termina com a forma de vida e sustento dos Pescadores locais?? Essa informação, não é divulgada.. porque os Somalis que lutam por suas fronteiras estão sendo chamados de Piratas? Porque barcos europeus e asiaticos estão jogando mais de 600.000 ton de lixo quimico, nuclear nas costas dos países africanos e ninguém é julgado?? Vamos debater????
ResponderExcluir